preloader

Blog

I Jona e XXI Jalagipe reuniram cerca de 300 pessoas no Hotel Vidam em Aracaju

I Jona e XXI Jalagipe reuniram cerca de 300 pessoas no Hotel Vidam em Aracaju

I Jona e XXI Jalagipe reuniram cerca de 300 pessoas no Hotel Vidam em Aracaju

Durante três dias, 14, 15 e 16 de março, Sergipe foi palco da I Jornada Nordeste de Anestesiologia (Jona). O evento contou com a participação  de cerca de 300 pessoas, entre acadêmicos, especialistas da região e de outros estados brasileiros, no Hotel Vidam, na Orla da Atalaia, em Aracaju Em paralelo ao evento, aconteceu a XXI Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe).

O evento foi organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (SAESE), com o apoio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Alagoas (SAEAL).

“No primeiro dia da Jona, 14, a programação foi voltada para os acadêmicos, e contou também com a participação de anestesiologistas. Os temas selecionados para os acadêmicos foram ‘Manejo de vias aéreas na urgência’, ‘Reanimação cardiopulmonar’ e ‘Drogas vasoativas e acesso venoso central’, com a proposta de contribuir para a formação médica desses estudantes”, explicou o presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), Fabricio Dias Antunes.

“Preparamos uma programação para a jornada com palestrantes de todo o país, que falaram sobre temas em anestesiologia, desde o autoconhecimento até todos os temas científicos, como manejo de via área, manejo hemodinâmico, controle de sangramento, que são bastante atuais”, enfatizou Dr. Fabricio Dias Antunes.

 

Duas salas

Os temas foram agrupados em duas salas, com temas específicos sobre anestesia, dor, gestão em saúde e qualidade de vida. No dia 15, foram realizadas quatro conferências e quatro mesas redondas, divididas entre as duas salas de aula.

Além de temas científicos, a exemplo de anestesia em pediatria, em obstetrícia, medicina perioperatória, anestesia regional, ambulatorial e trauma, alguns temas voltados para a gestão também foram abordados. Uma das conferências realizada no dia 15 tratou sobre “O cooperativismo na teoria e na prática: como equilibrar?”.

A comissão científica preparou mais duas mesas redondas para o dia 16, além de palestras tradicionais e sete conferências, entre temas científicos, de gestão e autocuidado, que têm sido uma das preocupações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). O Núcleo do Eu, implantado pela entidade nacional, ficou responsável por três conferências no segundo dia do evento: “Como lidar com uma catástrofe em anestesia”, “Dinheiro ou propósito: quem ganha essa batalha?”, “Saúde mental e anestesiologia: realidade brasileira”.

“Reservamos um espaço também para que integrantes da Federação Brasileira de Cooperativas de Anestesiologia, a Febracam, falassem sobre os novos desafios e ameaças no cenário atual. tivemos quatro palestrantes e, ao final, um debate sobre o assunto, no auditório Varandas, no Vidam”, informou Dr. Fabricio Dias Antunes.

 

Pré-jornada

Dr. Luis Antônio Diego, presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, participaou da I Jona

A programação científica preparada pela comissão organizadora do I Jona e XXI Jalagipe foi iniciada antes das jornadas, no dia 2 de março.

“Começamos com o Curso de Imersão em Anestesia Pediátrica, o Ciaped, e depois tivemos duas turmas do curso de Suporte Avançado de Vida em Anestesiologia, o SAVA, e o Kipo, que é um curso de manejo de coagulação, sangramento e monitorização hemodinâmica”, relembrou o presidente da Saese.

“É com muito prazer que encerramos essa I Jornada Nordeste de Anestesiologia, que teve palestras incríves, muitos participantes. Só tenho que agradecer a todos que colaboraram para que o evento fosse um sucesso”, complementou Dr. Fabricio Dias Antunes.

 

Nova diretoria

Na foto, Dr. Jorge Taqueda Neto, Dr. José Eduardo de Assis Silva, Dr. André de Jesus Barreto, Dr. Lucas Wynne Cabral, Dr. Marcos Antônio Costa Albuquerque, Dra. Camilla Sá Menezes Passos e Dr. Fabricio Dias Antunes

A realização da I Jona e da XXI Jalagipe marcaram o final do mandato da atual diretoria da Saese, que esteve à frente da entidade nos últimos dois anos. Na noite do dia 15, os novos diretores foram empossados, tendo como presidente Dr. Lucas Wynne Cabral, vice Dr. André de Jesus Barreto e secretária geral, Dra. Camilla Sá Menezes Passos.

Compõem ainda a diretoria, eleita para o biênio 2024/2025, como tesoureiro, Dr. José Roberto Mellara; como diretor Administrativo, Dr. Hyder Mattos Gurgel; diretor Científico, Dr. Marcos Antônio Costa Albuquerque e vice-diretor Científico, Dr. Fabricio Dias Antunes, diretor de Defesa Profissional Dr. José Eduardo de Assis Silva; de Marketing e Eventos, Dra. Ethyenne Lacerda Moreira, e diretor de Gestão, Inovação e Tecnologia, Dr. Jorge Taqueda Neto.

 

×