preloader

Blog

Saese inicia atividades que antecedem a I Jona com curso de anestesia pediátrica

Saese inicia atividades que antecedem a I Jona com curso de anestesia pediátrica

Saese inicia atividades que antecedem a I Jona com curso de anestesia pediátrica

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) iniciou na manhã de sábado, 2, as atividades que antecedem a I Jornada Nordeste de Anestesiologia (Jona). O dia foi dedicado ao Curso de Imersão em Anestesia Pediátrica (Ciaped), que contou com aulas teóricas e práticas.

A coordenadora do curso, a anestesiologista Luciana Lima, detalhou a importância da imersão em anestesia pediátrica. “Sabemos hoje que anestesia pediátrica é uma especialidade dentro da anestesia que exige conhecimentos específicos, para cuidar de criança. O Ciaped é um curso teórico e prático, que faz o treinamento de várias habilidades que são necessárias para o anestesista trabalhar com segurança no atendimento ao público infantil. Temos a aula teórica e várias estações práticas, discutimos as particularidades de como pulsionar veia em criança, ver as situações de urgência, acessos centrais, discutir os novos bloqueios que são guiados por ultrassom e que são específicos da população pediátrica, como manejar a via aérea da criança em situações difíceis, atualizar na reanimação cardiopulmonar da criança e discutir um pouco sobre ventilação mecânica e as particularidades no atendimento infantil”, relatou Dra. Luciana Lima.

O dia começou com a parte teórica, com apresentação de dados e discussão de casos. A tarde foi dedicada às simulações nas estações montadas no Centro de Convenções do Hotel Quality. “São simulações de situações de crise, como se elas estivessem acontecendo dentro de uma sala de cirurgia. Simulamos uma sala de cirurgia, mas é um ambiente seguro, onde os participantes do curso tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi discutido durante o dia, para que possam atender os pacientes infantis com segurança”, complementou a coordenadora do Ciaped.

 

 

 

 

O anestesiologista, José Eduardo destacou a importância do treinamento e a necessidade de ele ser feito com regularidade. “O treinamento aborda tanto as situações do cotidiano da anestesia em uma criança regular quanto em situações críticas”. Segundo o médico, esta capacitação aumenta o conhecimento do profissional que realiza com frequência cirurgia em criança e mais segurança ao profissional que eventualmente possa se deparar com esse procedimento. “Hoje a gente faz anestesia em extremos de vida, crianças cada vez mais jovens, cirurgias intrauterinas e crianças com cada vez mais problemas de saúde. Portanto, é muito importante esse tipo de atualização, para que a população pediátrica seja muito melhor assistida”, enfatizou.

 

A importância de se manter atualizado com novas tecnologias também foi evidenciado pela médica anestesista Keite Moura. ” Essa é uma oportunidade de melhorar nossa prática anestésica, manter na mente os protocolos para saber agir nos momentos de emergência. No curso fomos apresentados às novas tecnologias e aparelhos de ventilação com modos ventilatórios novos, materiais de via aérea, no manejo da via aérea difícil no paciente pediátrico que é algo que não encontramos com frequência”, pontuou.

O presidente da Saese, Fabricio Dias Antunes, destacou que a programação da I Jona traz temas importantes para diversas áreas de atuação do anestesiologista. “Antes da Jona começar, estamos com uma programação de cursos. Começamos pelo Ciaped, onde os participantes puderam vivenciar situações em anestesia em crianças, e teremos dois do Suporte Avançado de Vida, o Sava, que é da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e envolve o manejo das vítimas de uma parada cardiorrespiratória, seja gestante, criança, adulto ou idoso. E já iniciando a Jona, no dia 14, teremos um curso de imersão em monitorização hemodinâmica e controle de sangramento, que é o Kipo”, detalhou.

I Jona

A I Jornada Nordeste de Anestesiologia (JONA) ocorrerá em Aracaju, de 14 a 16 de março, no hotel Vidam.

No dia 14, a programação será voltada para acadêmicos de Medicina, com temas direcionados para a formação médica destes estudantes.

Nos dias 15 e 16, serão realizadas palestras específicas na área de Anestesiologia, Dor, Gestão em saúde e Qualidade de vida.

A JONA acontecerá juntamente com a Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (JALAGIPE) que já existe há 20 anos numa parceria entre esses dois estados.

O evento está sendo organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (SAESE), com o apoio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Alagoas (SAEAL).

 

Para ver toda a programação, clique aqui.

×