preloader

Blog

SBA e Saese promovem curso de atualização para anestesiologistas

SBA e Saese promovem curso de atualização para anestesiologistas

SBA e Saese promovem curso de atualização para anestesiologistas

Mais um final de semana de atualização e treinamento promovido pela Sociedade de Anestesiologia de Sergipe (Saese) em parceria com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), aconteceu nos dias 8 e 9 de março. Desta vez foi ofertado aos anestesiologistas e residentes em anestesiologia, o curso de Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA), um dos cursos mais importantes da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

A capacitação visa preparar os participantes para situações de crise, a exemplo de uma parada cardíaca, onde o anestesista que faz o SAVA sai completamente treinado para lidar com qualquer emergência. “O curso SAVA é sempre de atualização, ele está baseado nos “guidelines” que são de atuação de atividade de suporte avançado de vida em anestesia. De acordo com a American Heart Association e com o European Resuscitation, temos atualizações constantes desses “guidelines”, que ocorrem sempre que há algum estudo novo que venha modificar nossas condutas voltadas para o bem-estar do paciente. As atualizações às vezes são anuais e o nosso SAVA traz essas atualizações para os anestesiologistas aqui no Brasil”, explicou Dra. Ana Paula coordenadora do curso.

No curso são feitas simulações de complicações e intercorrências que podem acontecer com o paciente no período perioperatório e como deve-se agir nessas situações. O curso SAVA é feito em todo o Brasil e ministrado por instrutores ligados à SBA, quando solicitado pelas sociedades regionais para manter os médicos atualizados com novas manobras de reanimação. São dois dias intensos de aulas teóricas e práticas, ministradas por três instrutores de Brasília, dois de Salvador e um de Sergipe.

De acordo com a anestesiologista Vera Lúcia Fernandes Azevedo, instrutora de Salvador, os inscritos no curso fazem um pré-teste antes de iniciarem as aulas e ao final do curso realizam um novo teste para saber se incorporou os ensinamentos. ” O caráter dele não é reprovativo e sim de avaliar o conhecimento adquirido. Mas tem uma nota mínima para conseguir o certificado de que está formado para esse tipo de atendimento. Dentro da anestesia, esse curso equivale ao ATLS, que é o atendimento ao paciente traumatizado, ao ACLS que é o atendimento cardíaco e ao PALS que é o atendimento pediátrico”, detalhou a instrutora.

Dra. Vera Lúcia Fernandes Azevedo acrescentando que o curso tem que ser renovado a cada três anos. ” O médico tem que reatualizar, porque são simulações e condições extremas em anestesia, que esperamos nunca treinar em pessoas e apenas em simulações, mas que o profissional tem que estar preparado simulando apenas”, ressaltou Vera Lúcia.

O anestesiologista e instrutor de Brasília, Roberto Bandeira, destacou a importância da aquisição do conhecimento, principalmente na Medicina, através de cursos de atualização como os oferecidos pelas sociedades de especialidades. ” Eu estou há 30 anos formado e sempre dando aulas. Como médico, jamais paramos de estudar. Nós sabemos que a repetição é a mãe do ensino, então, quanto mais conhecimento adquirir melhor será o seu exercício profissional”, disse Dr. Bandeira.

O instrutor enfatizou ainda que esses cursos promovidos pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia é uma forma de disseminar conhecimentos e tentar uniformizar as ações e protocolos. ” Quando a gente homogeneíza as formas de agir em determinadas situações, como numa parada cardíaca numa gestante, numa criança, você foca no protocolo, assim age todo mundo igual e aí o resultado fica melhor”, afirmou.

O presidente da Saese, Fabricio Antunes, enalteceu o sucesso de mais um curso pré-Jornada Nordeste de Anestesiologia, onde todas as inscrições foram preenchidas, precisando abrir uma turma extra diante da procura. “Esse é um curso muito importante para anestesia, porque treinamos, seja em adultos ou crianças, a reanimação cardiopulmonar em todas as possíveis complicações graves que podem acontecer durante uma anestesia. Nessas situações, precisamos manejar de forma rápida, correta, enérgica para que o desfecho não seja negativo”.

 

Nova turma
Para atender a demanda de inscritos, no próximo final de semana, 13 e 14, acontecerá mais um curso SAVA, e também o início da I Jornada Nordeste de Anestesiologia (Jona), que se estenderá até o dia 16, com várias palestras e mais um curso de monitorização hemodinâmica e controle de sangramento.

×